Qualquer semelhança com o franchise Velocidade Furiosa é pura coincidência. Na verdade, este filme tem mais a ver com algo entre uma mistura de O Golpe Italiano com qualquer telenovela mexicana exibida na Telemundo.
Combustión conta a história de um gangue de ladrões, Ari (Adriana Ugarte), Navas (Alberto Ammann) e Nano (Christian Mulas), que roubam casas de homens seduzidos por Ari. Um último golpe, antes de acabarem de vez e irem para Lisboa (já chego a isso), envolve o roubo da joalharia dum casal rico e perfeito, Julia (María Castro) e Mikel (Álex González), onde as coisas depois não correm tão bem.
O que incomoda aqui é o triângulo amoroso de Ari com Mikel e Navas. Ora dorme com um, ora diz que ama o outro e, no fim, ficamos com uma salganhada autêntica de uma daquelas histórias de amor superficiais e corriqueiras. O facto de Mikel ter um passado misterioso não ajuda de todo a que Ari se afaste, fazendo que este trio amoroso seja fortemente desvalorizado.
A banda sonora, pouco variada, por vezes inapropriada e demasiado alta para o filme, absorve todo o tipo de sentimento que ele poderia transmitir, mas nem tudo é mau: Do ponto técnico e de condução profissional, o filme é realmente digno de Hollywood, com um bom ritmo que acompanha a ação. Os carros são potentes. Temos aqui Porsches, Ferraris, Lamborghinis... É só escolher! Infelizmente, só tenho pena que isto tudo não seja o suficiente para sobrepor aos diversos pontos negativos, como o fraco argumento e as personagens sem profundidade, que se juntam a um filme tecnicamente "cool" mas que nunca levam o espectador a realmente entrar em combustão (salvo seja!).
Um facto curioso é que Lisboa é mencionada diversas vezes pelos protagonistas, como se fosse algum porto seguro, sem qualquer acordo de extradição para Espanha e onde há corridas a torto e a direito e Navas diz que quer correr. A zona das docas, em Alcântara, perto da Ponte 25 de Abril, faz uma aparição bastante lisonjeadora, que até no poster aparece.
Nota Final: 2/5
• • •
Originalmente publicado em C7nema.net a 26 de Novembro de 2013