9 de janeiro de 2018

Darkest Hour | A Hora Mais Negra (2017)


A Maio de 1940, Inglaterra e França eram aliadas na Segunda Guerra Mundial contra o regime Nazi, que aterrorizava Europa com as suas invasões e métodos de violência, enquanto invadiam Bélgica e Holanda.

Mas houve um homem que mudou tudo: Winston Churchill, um homem que ninguém tinha qualquer tipo de confiança e a última pessoa a quem pensaria permitir ser Primeiro-Ministro das terras de Sua Majestade numa altura tão crucial.

É num contexto biográfico que A Hora Mais Negra mostra-nos como Churchill prosseguiu em tornar uma situação improvável numa vitória que iria mudar o rumo da humanidade como a conhecemos.


Gary Oldman interpreta um Churchill sarcástico e de temperamentos variados, personificando de forma fiel uma das grandes figuras do século XX, tendo sido o responsável por dar a ordem à grande evacuação dos soldados em Dunkirk (visto em mais detalhe na película de Christopher Nolan), salvado 300.000 homens cercados pelos Alemães.

A história foca bastante na personagem que Churchill foi, em como encara as situações que tem perante si e o peso das suas decisões, com Oldman a mostrar de forma verídica a sua sensibilidade. Da mesma forma que Anthony Hopkins interpretou Alfred Hitchcock em Hitchcock em 2012, existe um paralelismo entre estes dois actores recriarem momentos quase documentais.


Fora isso, a narrativa fia-se nos factos verídicos, mostrando os momentos chave naquilo que foi o início do mandato, com Joe Wright a realizar um filme com algumas cenas de enquadramento interessante, especialmente quando estamos em movimento.

A Hora Mais Negra é um filme que limita aquilo que quer ser, preferindo mostrar como um homem que estava contra todas as probabilidades conseguiu inspirar uma nação e, eventualmente, derrubar a tirania do regime nazi.

Um excelente filme que dramatiza em quantidades razoáveis aquilo que se passara numa altura em que a espírito de luta e sobrevivência era o principal para o povo Inglês.

Nota Final: 3.5/5


Originalmente publicado em Geek'Alm a 9 de Janeiro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.