31 de maio de 2013

Epic | Epic - O Reino Secreto (2013)


Depois de Rise of The Guardians, aparece novamente no cinema mais uma adaptação de uma obra de William Joyce, desta vez a partir do livro "The Leaf Men" and "The Brave Good Bugs", agora chamado Epic, que conta a história de M.K. (Amanda Seyfried), uma jovem que vai visitar o pai – o Professor Bomba (Jason Sudeikis) - que é obcecado por pequenos homenzinhos na floresta.

Entretanto, estes pequenos homenzinhos existem de verdade, na forma de Leaf Men, com Queen Tara (Beyoncé Knowles) a liderar a floresta e com Ronin (Colin Farrell) e o seu aprendiz Nod (Josh Hutcherson) a protegê-la. Mas o mal vem na forma de criatura maquiavélicas chamadas Boggans, com o seu líder Mandrake a querer dominar a floresta.


Muitas das cenas de acção e magia são bastante positivas, sobretudo com os efeitos em 3D, que neste caso são uma mais-valia. O tom é por vezes duma personificação da moral ambientalista, mas felizmente não passa a linha de propaganda. A isto acresce o facto do filme ser também bastante divertido, sobretudo da dupla do caracol e lesma, que quase roubam as cenas num jeito de comédia simples e funcional. Ao ouvir a voz de Steven Tyler como o grande Nim Galuu, o sábio da floresta, percebe-se que a personagem assenta que nem uma luva ao vocalista dos Aerosmith.

Uma das coisas que o filme peca é a estrutura da narrativa que,apesar de sólida, não apresenta nada de novo e não se aventura em nada que não tenhamos previamente visto nas obras da Dreamworks. A isto acrescentam-se ainda algumas personagens banais, que pouco ou nada contribuem para o enredo, e que nitidamente poderiam ter sido melhor aproveitadas.

Nota Final: 3/5


Originalmente publicado em C7nema.net a 30 de Maio de 2013

20 de maio de 2013

Admission | Aprovado (2013)


Há 11 anos, Paul Weitz co-realizou com o seu irmão, Chris Weitz, uma das melhores comédias britânicas da década passada, About a Boy. Desta vez sozinho e com alguma experiência na comédia, Paul traz-nos Tina Fey e Paul Rudd juntos num filme que tinha tudo para trazer o melhor de dois mundos: a Tina Fey de 30 Rock e Paul Rudd, actor habitual nos filmes de Judd Apatow. Porém, o realizador não usa isso a seu favor.

O filme conta a história de Portia Nathan (Fey), responsável pelas admissões na famosa universidade norte-americana de Princeton. Durante a nova temporada de candidaturas, ela encontra-se na escola New Quest, da qual John Pressman (Rudd) é director. Aqui ele apresenta-lhe Jeremiah (Nat Wolff), um estudante prodígio que apela para a simplicidade do estudante habitual, deixando Portia a duvidar do julgamento standard de Princeton.


Enquanto que liberta alguns risos simpáticos com a comédia cliché, o que Aprovado tem de melhor é o facto de nos fazer simpatizar com as personagens que se esforçam para entrar na universidade por mérito próprio e não porque os papás têm conexões, sobretudo Jeremiah, que não só é inteligente como divertido.

Infelizmente, a química entre Portia e John é da mais banal e desinteressante que anda por aí, não aproveitando minimamente o que os actores poderiam oferecer.

Nota Final: 1.5/5


Originalmente publicado em C7nema.net a 19 de Maio de 2013

10 de maio de 2013

Olympus Has Fallen | Assalto à Casa Branca (2013)


O realizador de Dia de Treino, Antoine Fuqua, regressa mais uma vez à grande acção, com o primeiro filme sobre invasões e tomadas da Casa Branca (com Ataque ao Poder, a ser lançado ainda este ano).

O filme conta a história de Mike Banning (Gerard Butler), um dos principais agentes dos serviços secreto destinados a proteger o Presidente dos Estados Unidos, Benjamin Asher (Aaron Eckhart). Durante a viagem para uma angariação de fundos com a mulher, o carro do presidente despista-se, tendo Mike apenas conseguido salvá-lo a ele e deixando a sua esposa entregue à morte. Dezoito meses depois, Banning trabalha para a departamento de tesouraria, a uma curta distância da Casa Branca, vivendo uma relação atribulada com o presidente. Entretanto, este recebe uma visita do primeiro ministro sul-coreano. Durante uma reunião, forças guerrilhas armadas invadem a Casa Branca, deixando a casa mais segura do mundo à mercê de terroristas.


O argumento é razoavelmente simples, com um bom toque de intriga e muita ação, por vezes exagerada. Embora existam boas intenções, a fita fica aquém na execução.

Com as personagens a serem introduzidas, muitas vezes com subtítulos, vemos um Gerard Butler completamente agressivo, com uma atitude bastante imprudente, em contraste a um Morgan Freeman autoritário, neste caso como o presidente interino Allan Trumbull. Em suma, este é um filme que se baseia mais na adrenalina do momento, mas que falha várias vezes ao tentar impressionar e ser mais do que realmente é, parecendo muitas vezes um longo episódio da série 24.

Nota Final: 2.5/5


Originalmente publicado em C7nema.net a 10 de Maio de 2013