11 de agosto de 2020

Feedback (2019)


Antes da chegada da televisão, a rádio era o meio principal de entretenimento para muitos, inclusive compravam móveis com rádios embutidos de origem, tornando-se em peças essenciais durante muitos anos. Hoje em dia, a mesma continua com um outro tipo de poder, esse partilhado por dezenas de outros meios que diluem a sua capacidade de difusão, mas a sua relevância tem-se mantido consistente. É numa rádio que a estreia de Pedro C. Alonso na realização de longas-metragens acontece, com Feedback, da qual escreveu com Alberto Marini, produtor do filme-sensação [REC].

Conhecemos Jarvis Dolan (Eddie Marsan), um carismático apresentador de rádio, conhecido pelo seu programa controverso The Grim Reality (traduzido A Realidade Sombria), focada na crítica social e política britânica. Neste momento, vemos Jarvis a recuperar, após ter sido raptado, ferido e vendo o seu carro arder. As coisas dão uma reviravolta para pior quando Jarvis é novamente raptado dentro do seu estúdio por uma dupla de homens desconhecidos, com uma agenda para fazê-lo sofrer.


Desde cedo que nos apercebemos que a abordagem política de Jarvis poderá ser um dos motivos mais aparentes pelos acontecimentos, mas Feedback muda constantemente a sua linha de pensamento, tentando deixar ao ar as várias possibilidade disto lhe estar a acontecer, enquanto pouco-a-pouco revela as suas verdadeiras intenções, algumas delas relativamente previsíveis se prestarmos atenção ao ambiente que lhe rodeia no inicio do filme. No entanto, mais perto do meio da obra, esta muda drasticamente de tom, ainda que os muitos momentos de violência se mantêm consistentes.

Por baixo de uma narrativa um pouco fútil, sobretudo na forma que é lhe dada uma importância insuficiente para a gravidade do caso, estão actuações sólidas vindo de um pequeno elenco, sobretudo Marsan que aguenta muito bem as ondas de tensão que o filme causa, considerando que a maior parte do filme se passa dentro de um estúdio de gravação. Na verdade, Jarvis é tão carismático que existe uma dúvida constante se aquilo que está a dizer é, ou não, verídico, independentemente dos factos; algo que pode ser visto como meta, tendo em conta que a sua missão como apresentador é desmascarar os mentirosos nos altos cargos governamentais. 


Por outro lado, as restantes personagens apenas servem como um veículo temporário para a situação presente, podendo ser facilmente dispensáveis, algo que poderia ser evitado caso a narrativa permitisse que fossem mais focados e terem um plano mais meticuloso, algo que demonstra como ser impossível neste contexto.

Assim, Feedback é um excelente esforço por de Alonso, com um thriller minimamente sólido em quase todos os seus aspectos, iniciando assim o que será, com certeza, a sua carreira no grande ecrã. Apesar das suas falhas, podem contar um muita tensão e violência, encoberto com uma necessidade urgente de descobrir a verdade.

Nota Final: 3/5

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