28 de agosto de 2019

The Devil's Rejects | Os Renegados do Diabo (2005)


Depois do pesadelo do último filme, A Casa dos 1000 Cadáveres, o trio constituído por Captain Spaulding (Sid Haig), Otis (Bill Moseley) e Baby (Sheri Moon Zombie) prosseguem pelo deserto em Os Renegados do Diabo.

Sete meses depois do pesadelo do filme anterior, desta vez os três notórios criminosos estão em fuga após serem descobertos pela polícia, pondo em risco a sua liberdade. Durante a sua viagem, encontram refúgio num motel, onde encontram uma banda local para aterrorizar.


Se A Casa dos 1000 Cadáveres era a homenagem aos filmes grotescos dos anos '70, Rob Zombie decidiu desta vez que Os Renegados do Diabo fosse a sua versão dos clássicos road-movies da mesma era, onde a viagem delirante é mais importante do que o destino, ainda que esse não seja propriamente definido. A diferença de tom é admirável, com Zombie ainda a fomentar a sua identidade cinematográfica.

O que se destaca mais neste filme é o foco narrativo nas personagens, que apresentam mais profundeza de carácter, deixando conhecer as suas maneiras repulsivas de viver a vida. Não se enganem, estes protagonistas continuam a ser os maus da fita, mas são os nossos maus, que apesar de merecerem sofrer com as consequências, as outras opções são mais divertidas, onde os supostos bons são ainda piores.


Mas esta família depravada, responsável por mais de 75 homicídios e outros tantos crimes hediondos, vai de encontro ao que Rob Zombie quer explorar, podendo contar calmamente uma história onde a sátira comum está ao centro, mais a loucura daqueles que são capazes de matar a sangue frio sem necessitar de uma razão. É também mostrada a humanidade destes protagonistas, ainda que muito pouca, mas que ajuda a compreender todas as suas facetas.

Surpreendentemente, Os Renegados do Diabo é um filme que não se estica durante as várias cenas, enquanto toleramos as acções do trio que adoramos odiar, impossível de desviar o olhar, por mais grotesco que seja. É frequente ele eliminar a linha imaginária de bom gosto, apenas para causar uma impressão, nunca cedendo a sua visão, por mais terrível que sejam os seus métodos, que apenas fazem o trabalho do Diabo.


Tal como o final de A Casa dos 1000 Cadáveres, este também tem uma conclusão que aparenta ser fechada, terminando o ciclo de violência causado pelo trio, mas que, 15 anos depois, irá ver o regresso de Captain Spaulding, Otis e Baby em 3 From Hell, possivelmente a última vez que veremos as três personagens juntas.

Nota Final: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.