22 de maio de 2020

Blue Story | Blue Story (Batalha Entre Bairros) (2019)


Londres. A capital britânica é casa para uma população de quase 9 milhões de pessoas, que vivem, trabalham e respiram o ar de uma das principais cidades do mundo. À sua volta, os subúrbios alojam residentes em bairros onde a taxa de crime é superior ao que esperaríamos de uma cidade de classe mundial. O rapper britânico Andrew Onwubolu, também conhecido por Rapman, começou a contar a sua história através de vídeoclipes no YouTube, mas em Blue Story (Batalha Entre Bairros), expande o seu universo para o grande ecrã.

Timmy (Stephen Odubola) e Marco (Micheal Ward) são dois melhores amigos que vivem em dois bairros com gangs rivais, ainda que eles próprios não participem nas actividades violentas. Mas após Marco ser atacado por Killy (Khali Best), um velho amigo de Timmy, estes se tornam inimigos, que culmina num incidente que irá mudar as suas vidas inteiras.


Baseado no conto da vida real de Rapman, somos introduzidos para uma visão de Londres menos turística, onde existem pessoas a viverem e a sobreviverem nas ruas, muitas delas marginalizadas, encarando uma realidade paralela a que está a olhos vistos. Alguns acabam por seguir uma vida de crime, juntando-se a gangs, sobretudo quando o mundo não apresenta uma escolha melhor para os jovens que dormem deste lado do código postal.

É por isso que a intervenção de Rapman faz de Blue Story (Batalha Entre Bairros) um filme importante, que muda a perspectiva geral sobre a população negra a viver nestes bairros e as situações diárias que fazem parte das suas vidas, quando consideram toda a violência em seu redor como o normal. Esta história é intercalada por diversos momentos-chave na vida dos jovens amigos, tomando o seu tempo a desenvolver as relações entre as personagens, para que mais tarde nos apercebemos da importância das suas vidas quando as coisas tomam um rumo mais obscuro.


Poderemos dizer que este filme é, na sua própria forma, um coming-of-age, com uma abordagem mais pessoal num sítio novo e uma cultura muito diferente daquela que normalmente é apresentada do outro lado do Atlântico, neste caso com alguns elementos dramáticos extra, como uma narração musical e uma reviravolta ao bom estilo de Shakespeare para os tempos modernos.

No fim, Blue Story (Batalha Entre Bairros) é talvez uma das obras mais interessantes dos últimos anos, no que toca à retratação urbana de uma das cidades mais importantes do mundo, não escondendo as partes mais cruas das ruas e dos bairros que compõem Londres, onde a natureza multicultural a que tanto está associada esconde problemas iminentes por debaixo. Com isto, Rapman tem pela frente a oportunidade de ser a cara e o talento do futuro do cinema mundial, onde falar destes problemas poderá apresentar soluções práticas que mudarão vidas. É esse o poder do cinema.

Nota Final: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.