Paul Feig pode ser melhor conhecido como um actor cómico, mas o seu talento na realização na última década, apesar de ter uma qualidade mista, é consistente, com filmes como A Melhor Despedida de Solteira, ou a adaptação para o feminino dos Caça-Fantasmas. Ambicioso em ir mais além que mais um filme de comédia, Feig realiza Um Simples Favor, empregando Anna Kendrick e Blake Lively numa história absolutamente deliciosa.
Stephanie (Kendrick) é uma mamã-vlogger do século XXI, gravando vídeos de receitas e trabalhos manuais, sendo vastamente seguida por muitas mães, ganhando visualizações de todo o mundo. Emily (Lively) é uma mãe com um emprego de grande perfil numa empresa de moda onde é relações públicas. O que ambas têm em comum é os filhos de cada uma, Miles e Nicky, andam na mesma escola.
A certo dia Stephanie e Emily aproximam-se, tornando-se melhores amigas, até que de repente, Emily parece ter desaparecido de vez, incitando um mistério de todo o tamanho.
Feig faz questão em mostrar o quão diferentes estas duas mulheres são, com Stephanie ser uma mãe calorosa e Emily, com um guarda-roupa mais casual; e Emily ser uma mulher com roupas mais elegantes e uma postura diferente. Há quem diga que os opostos atraem-se e este é um dos casos.
Assim que Emily desaparece, o mistério do fio na meada vai desenrolando toda a verdade, com um tom ligeiro. Ainda assim, o balanço entre as partes mais sérias e cómicas tendem ser algo inconsistentes, havendo demasiados altos e baixos que por sua vez cria uma incerteza sobre exactamente qual dos vários géneros de filme estamos perante. Essa dúvida persiste mais tarde durante cenas onde ser levado com mais seriedade podia fazer a diferença no sentimento que o filme transmite.
Mas é impossível não ficar completamente intrigado pelo mistério, pois a partir do momento que o filme nos cativa, ficamos até ao fim numa viagem repleta de voltas, reviravoltas e revelações grande parte delas surpreendentes. É claro que a inspiração do material original, do romance escrito por Darcey Bell vai em conta ao que já vimos em Em Parte Incerta e A Rapariga no Comboio.
Um filme assim não poderia ter um elenco qualquer, com Anna Kendrick e Blake Lively a nunca cederem à pressão, oferecendo performances contrastantes entre elas. Ambas actrizes têm um grande historial noutras grandes produções, sendo que aqui podemos as ver no que serão dos meus melhores papéis.
Finalmente, há que destacar a banda sonora, totalmente francesa, que até durante os créditos mantém a elegância das duas horas de filme, assentando que nem uma luva em toda a produção.
No fim, Um Simples Favor tem um pequeno caso de identidade, ganhando pontos com uma narrativa extraordinária e um dos melhores duos que o cinema moderno alguma vez verá nos próximos tempos. É pena que os poucos momentos incertos podiam ter mudado a perspectiva duma forma que beneficiasse todo o mistério.
Nota Final: 3.5/5
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.